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Serviços que oferecemos

Departamento de Pessoal / Recursos Humanos

É responsável por toda área relacionada ao Pessoal e benefícios envolvidos nas atividades da empresa direta ou indiretamente, sempre na observância da Legislação Trabalhista e Previdenciária, além das obrigações a seguir, dentre outras:

» Seleção e Admissão de Empregados/Funcionários;
» Toda Rotina de Admissão, do Registro, alterações, reajustes salariais, férias, afastamentos, até a rotina demissional final;
» Emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
» Acompanhamento de todas as Convenções, acordos e dissídios coletivos sindicais para orientação às empresas clientes;
» Acompanhamento, separação e organização de toda a documentação trabalhista em caso de Fiscalização;
» Cálculos e Emissão dos recibos de pagamentos de salários (Hollerith);
» Emissão de Folha de Pagamento por setores ou Departamentos;
» Rotina de Rescisões de Contratos de Trabalho; cálculos e homologações;
» Emissão de Guia de Recolhimento de INSS;
» Emissão de FGTS via Conectividade Social (CEF);
» Emissão de DARF para Recolhimento de IRRF;
» Emissão de GRCS - Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical (empregados e empregadores);
» Cadastro de Empregados Admitidos e Demitidos (CAGED);
» Cálculo, emissão e transmissão da SEFIP via Conectividade Social;
» RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
» DIRF (Declaração do Imposto Retido na Fonte);
» Informes de Rendimentos (Pró-Labore, Autônomos, PJ., Aluguéis, etc.);
» Contrato de experiência e de Prorrogações;
» Termo de Opção do Vale-Transporte;
» Ficha Salário Família;
» Cálculo e Emissão de recibos de adiantamento de salários (Hollerith);
» Solicitação de Extrato de FGTS;
» Liberação do FGTS em caso de Rescisão de Contrato de Trabalho, conforme o tipo de desligamento;
» Cálculo e emissão da GRF para recolhimento da Multa rescisória nas demissões sem justa causa;
» Cálculos e emissão de GUIAS e ou informações via SEFIP de Ações Trabalhistas, etc.

Escrita Fiscal

É o Departamento especializado e responsável pela organização das seguintes obrigações Tributárias e Fiscais:

» Escrituração do registro de Documentos Fiscais de Entrada (compras e demais formas de aquisições de mercadorias para a empresa);
» Escrituração dos registros de saída (Documentos Fiscais de Saída/Vendas e demais formas de deslocamento das mercadorias do estoque da empresa);
» Escrituração de resumo de apuração do ICMS;
» Escrituração do resumo de apuração do IPI;
» Escrituração de Livro de Inventário;
» Escrituração de livro de utilização de documentos fiscais e termos de ocorrência;
» Emissão da GIA eletrônica de apuração de ICMS;
» Emissão da Guia de Recolhimento de ICMS;
» Resumo Anual do ICMS de todas as operações de Entrada e Saída(verso da GIA de ICMS);
» Declaração do Índice de Participação dos Municípios(DIPAM Anual);
» Declaração de Movimento Econômico e Fiscal(DMEF Anual);
» Declaração Mensal DES e outras Prefeituras posição ISS;
» Declaração DIMOB operações Imobiliárias;
» Declaração DCTF – DACON - DS;
» Escrituração do livro de ISS informatizado;
» Emissão da GUIA de Recolhimento do ISS;
» Emissão do DARF de Recolhimento do PIS;
» Emissão do DARF de Recolhimento da COFINS;
» Emissão do DARF de Recolhimento do IMPOSTO DE RENDA;
» Emissão do DARF de Recolhimento da CONTRIBUIÇÃO SOCIAL;
» Emissão do DARF de Recolhimento do IRRF de IRPJ;
» Emissão do DAS de Recolhimento do SIMPLES NACIONAL;
» Emissão da Guia de Recolhimento do IPI;
» Emissão do Demonstrativo Auxiliar do ICMS;
» Emissão de Carta Correção Notas Fiscais.

Contabilidade

É responsável por toda a organização, preparação, análise, escrituração e lançamento de toda a documentação que mexe com o caixa, movimentação financeira e patrimonial da empresa, seja pelo regime de competência ou regime de caixa, dentre os itens a seguir:

» Organização e classificação de todos os documentos da movimentação da Empresa.
» Digitação de todos os documentos classificados.
» Conciliação de todas as Contas da Contabilidade.
» Emissão de Balancetes.
» Controle do Ativo Permanente e Patrimônio Líquido da empresa.
» Elaboração do Fechamento Contábil – Balanço periódico com demonstrativo do Ativo e Passivo da empresa.
» Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).
» Demonstrativo de Lucros e ou Prejuízos da empresa.
» Elaboração da Declaração de Imposto de Renda.
» Controle do limite de distribuição dos lucros e ou dividendos.
» Demonstração Analítica do Ativo e Passivo da Empresa.
» Emissão dos Livros Razão e Diário Geral.
» Escrituração do Livro de Lucro Real (LALUR).
» Confecção de DARF de IRRF sobre serviços, comissões, aluguéis, etc.
» Controle do Ativo Imobilizado - aquisições e baixas.
» Conciliação da movimentação das contas bancárias e de cartões de créditos recebidos pela empresa.

Perguntas e respostas - Área da Contabilidade Empresarial
1-Qual é o conceito de Capital de giro, capital de giro próprio e capital em giro?

Os cadastros bancários geralmente pedem para a empresa informar o valor do seu capital de giro, capital de giro próprio e/ou capital em giro.

Estes quesitos podem ser conceituados da seguinte forma:

a) capital de giro: o capital de giro ou capital circulante corresponde ao valor total do Ativo Circulante da empresa.
b) capital de giro próprio: o capital de giro próprio ou capital circulante líquido corresponde à diferença positiva entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
c) capital em giro: corresponde à soma dos capitais próprios mais os capitais de terceiros aplicados na empresa, que compreendem, respectivamente, o Patrimônio Líquido, o Passivo Circulante e o Exigível.

Criação de Empresas

Procedimentos passo a passo para Registro no INPI
Existem três perguntas que o usuário deve se formular antes de depositar uma marca no INPI:

1. Exerço atividade lícita, efetiva e compatível com o produto ou serviço que minha marca visa assinalar?
Marcas identificam produtos ou serviços. Existem marcas para biscoitos, vinhos ou roupas; mas, também existem marcas para extintores de incêndio ou serviços de cremação, por exemplo. A verdade é que há marca para tudo; entretanto, não há marcas para todos. Assim, a ela só pode ser solicitada por quem tem legitimidade para requerê-la. A regra é clara: uma marca só pode ser requerida por pessoa física ou jurídica que exerça atividade lícita, efetiva e compatível com o produto ou serviço que a marca visa assinalar, sendo que sua atividade também pode se dar através de empresas controladas direta ou indiretamente. É simples: se sua empresa fabrica biscoitos, você não poderá solicitar uma marca para identificar roupas e vice-versa. Portanto, tenha sempre em mente que uma marca visa distinguir um produto ou serviço de outros iguais, semelhantes ou afins. Se você pede uma marca para um serviço que sua firma não faz ou para um produto que sua fábrica não produz, todo o procedimento de depósito acabará sendo em vão.

2. Minha marca pode ser registrada?
Agora a pergunta a ser feita é: minha marca é registrável? Muitas pessoas pensam que qualquer sinal pode ser registrado como marca. Não é verdade. Marcas, assim como, por exemplo, patentes de invenção, são objeto de um ramo específico do direito, o da propriedade industrial, regulado por leis. No Brasil, a lei que regula a propriedade industrial – portanto, os direitos e obrigações relativos às marcas – é a Lei de Propriedade Industrial (nº 9279/1996). A LPI, como é chamada, regula todos os aspectos do direito marcário, inclusive o que pode e o que não pode ser registrado como marca. Consulte o artigo 124 da LPI para ter acesso a todas as proibições. Não é difícil compreendê-las. De qualquer modo, listamos a seguir algumas recomendações a fim de que se evite registrar uma marca que, nos termos da LPI, seria irregistrável:Não tente registrar como marca um sinal de caráter genérico, comum, necessário ou simplesmente descritivo, caso o sinal tenha relação com o produto ou serviço que visa distinguir. Marcas têm que ser distintivas; marcas cujos elementos buscam apenas designar uma característica do produto ou serviço, ou que tão somente descrevem sua necessária natureza, nacionalidade, peso ou qualidade não podem, tecnicamente, ser chamadas de marcas: são nomes comuns, vulgares, necessários, portanto, não podem ser apropriados por ninguém; Faça uma busca prévia em nosso banco de dados. Desse modo, você terá maior probabilidade de sucesso em seu pedido, uma vez que poderá evitar pedir o registro de marcas que já foram solicitadas ou concedidas anteriormente; Evite solicitar uma marca que possua alguma expressão de propaganda. Marcas que contenham elementos tais como, “o melhor”, “o mais rápido”, “serviço de qualidade” etc, possuem poucas chances de obter o registro. Marca não é propaganda; e propaganda não pode ser protegida nos termos da LPI; Procure não incluir em sua marca quaisquer sinais que sejam oficialmente reconhecidos como sendo de governos nacionais ou estrangeiros ou que imitem bandeiras, monumentos ou brasões oficiais. Siglas que evidentemente sejam reconhecidas como sendo de entidades governamentais devem ser evitadas, uma vez que possuem proteção especial. A norma é simples: ninguém pode se apropriar, como marca, de sinais que são de todos; da mesma maneira, não há como pleitear exclusividade sobre um sinal que não pode ser de ninguém. 

3. O sinal que eu escolhi como marca está disponível?
Não basta que sua marca seja registrável. Ela tem que estar disponível. Isto porque, no Brasil, trabalha-se com o chamado sistema atributivo de direito, ou seja: ganha o registro quem o solicita primeiro ou, como nós dizemos, quem deposita o pedido de registro em primeiro lugar, salvo exceção prevista na LPI. Desse modo, se o sinal escolhido por você para identificar seu produto ou serviço já estiver registrado no INPI e protegido para a mesma classe vinculada ao seu produto ou serviço, pelo menos a princípio, ele não estará disponível. Portanto, uma busca prévia em nosso banco de dados, embora não obrigatória, se torna essencial para o sucesso do seu pedido. 

Respondidas estas três perguntas, vamos aos principais passos para depositar uma marca no INPI.

1) Consulte a Lei de Propriedade Industrial (LPI) para verificar os principais aspectos legais sobre marcas.
Conhecer a LPI é uma importante ferramenta para garantir seus direitos. É esta lei que, em conjunto com tratados dos quais o Brasil faz parte, rege a concessão de registros de marca no país. Assim, verificar o que pode ser objeto de registro, as natureza e as formas de apresentação de marcas, enfim, todos os principais dispositivos relacionados aos aspectos legais do registro de marca, configura um primeiro passo para um pedido bem feito.

2) Determine a natureza e a forma de apresentação de sua marca.
As marcas podem ser de diversos tipos. No que tange à sua natureza elas podem ser de produto, serviço, coletiva ou de certificação. Já no que diz respeito à forma de apresentação, as marcas podem ser nominativas, mistas, figurativas ou tridimensionais. É essencial que você saiba exatamente a que se destina sua marca e que forma de apresentação ela terá, pois a proteção conferida pelo registro varia de acordo com essas duas escolhas. Abaixo segue um quadro sinótico com um resumo sobre a natureza e as formas de apresentação que sua marca pode ter.

Natureza das marcas A que se aplica 
Produto Distinguir produtos de outros idênticos, semelhantes ou afins 
Serviço Distinguir serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins 
Coletiva Identificar produtos ou serviços provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade 
Certificação Atestar a conformidade de produtos ou serviços a determinadas normas ou especificações técnicas

Formas de apresentação. A que se aplica.

3) Faça uma busca prévia.

4)Cadastre-se junto ao e-INPI.

5)Acesse o e-MARCAS(www.inpi.gov.br) e preencha o formulário eletrônico de pedido de registro de marcas.

Primeiramente, aconselhamos você a consultar o Manual do Usuário do e-MARCAS.

Assim como outros serviços no INPI, para solicitar o registro de uma marca existe um custo. Após determinar quantos e quais tipos de pedidos de marca você quer protocolar, é necessário que você se cadastre junto ao nosso sistema para emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU). Assim, efetuando seu login em nosso sistema, você poderá gerar boletos para pagamento dos serviços que quiser, bastando selecionar o tipo de serviço desejado no local apropriado. Lembre-se que cada guia possui uma numeração única, vinculada à retribuição de apenas um tipo de serviço. Por exemplo, se você quiser depositar mais de uma marca, é necessária a geração de 2 (duas) guias em separado para cada boleto. Portanto, não reimprima o mesmo boleto, pois ele não será aceito. De resto, é tudo muito seguro, fácil e auto-explicativo. Clique 

Como já dissemos, não é obrigatório realizar uma busca prévia em nosso banco de marcas. Entretanto, é de extrema importância conhecer as marcas que se parecem com a que você quer registrar. Efetuando essa busca, que pode ser feita em nosso portal ou requerida oficialmente ao INPI, você terá mais segurança de que sua marca é realmente original, além de ter acesso às decisões que o INPI toma com relação a cada marca. Para fazer uma busca em nosso banco de dados, clique aqui. Caso deseje solicitar uma busca oficial, requisite-a por meio do formulário eletrônico de petição.

Tridimensional Sinal constituído pela forma plástica distintiva e necessariamente incomum do produto
Figurativa Sinal constituído por desenho, imagem, formas fantasiosas em geral 
Mista Sinal que combina elementos nominativos e figurativos 
Nominativa Sinal constituído apenas por palavras, ou combinação de letras e/ou algarismos, sem apresentação fantasiosa (www.inpi.gov.br). Neste Manual, você encontrará todas as informações necessárias para o correto preenchimento do formulário eletrônico de pedido de registro, assim como de outros formulários eventualmente necessários. O sucesso no preenchimento do pedido é fundamental para que seu processo não sofra nenhum tipo de exigência, fato que obviamente atrasa a decisão final de sua marca.

6) Envie seu pedido e acompanhe a etapa de exame formal .

Depois de preenchido o formulário eletrônico de pedido de registro, anexados os documentos necessários e paga a respectiva taxa, envie seu pedido e anote o número do processo, que será gerado no momento do envio do formulário eletrônico. Observe que a data que você envia o seu pedido será a chamada data de prioridade. Esta data será sua garantia contra concorrentes que eventualmente desejem obter o registro de marca igual ou semelhante, para produtos ou serviços afins, posteriormente ao seu depósito. A prioridade é importante, enfim, porque todo o exame de marcas leva em conta a existência de pedidos anteriores. A regra é simples: quanto mais cedo você efetuar seu pedido, maiores serão as garantias contra a utilização indevida da sua marca.

Depositado o pedido, e por meio de seu número, você deverá acompanhar na Revista Eletrônica da Propriedade Industrial (RPI) a formulação de possíveis exigências. Isto porque, durante a fase inicial, nossos técnicos realizam um exame formal do seu pedido, o qual pode eventualmente conter algumas falhas. Por isso, é extremamente importante consultar periodicamente a RPI. Caso haja algum problema a ser sanado, você terá um prazo de 5 (cinco) dias para resolvê-lo, ao término do qual, se a exigência for satisfatoriamente cumprida, seu pedido será publicado na RPI.

7) Acompanhe a publicação do seu pedido e eventuais oposições. 

Após a fase de exame formal, acompanhe a publicação do seu pedido na Revista Eletrônica da Propriedade Industrial (RPI). A publicação do pedido é necessária para dar conhecimento ao público de sua intenção de registrar uma marca, permitindo que outros interessados possam se opor contra o seu pedido. O direito de oposição é propiciado pela LPI, sendo que a Lei também garante a você o direito de defesa em caso de oposições. O fluxo é simples: assim que for publicado o seu pedido, terceiros têm um prazo de até 60 (sessenta) dias para se opor; caso isso ocorra, você será notificado através da RPI, terá acesso a uma cópia da oposição e terá também 60 (sessenta) dias para enviar sua defesa, por meio de formulário eletrônico próprio. Ultrapassada essa fase, seu pedido aguardará o exame técnico, que resultará em uma decisão sobre a registrabilidade de sua marca.

8) Acompanhe a decisão técnica sobre o seu pedido.

Um ponto é fundamental: acessar regularmente a RPI ou a própria base de dados de marcas, a fim de conhecer as decisões referentes a seu pedido ou eventuais exigências que tenham sido formuladas pelos examinadores, uma vez que você tem um prazo de 60 dias, após a publicação, para respondê-las, sob pena do arquivamento do pedido. Você também poderá interpor recursos contra uma eventual decisão de indeferimento do INPI dentro do prazo de 60 dias da sua publicação. Não esqueça que todos esses procedimentos têm um custo e formulários próprios a serem preenchidos. 

Outra informação relevante: depositar um pedido de marca não significa que sua marca será registrada. Somente depois do exame técnico, em que todas as condições de registrabilidade são verificadas e em que buscas de anterioridades são feitas, é que seu pedido será decidido. Essa decisão, por sua vez, poderá ser, em linhas gerais, de quatro tipos:

Decisões mais comuns após o exame técnico Códigos de despacho utilizados pelo INPI – siglas publicadas O que quer dizer? O que fazer?

Deferimento 351/353 - Def. notif. (deferimento notificado) Seu pedido foi aprovado Pagar as taxas finais para expedição do certificado e proteção ao primeiro decênio 
Indeferimento 100 – Ped. Ag. Rec. (pedido em aguardo de recurso) Seu pedido foi negado. Caso deseje, você pode recorrer desta decisão. Sobrestamento 241 – Ped. Sobrest. (pedido sobrestado) Seu pedido está pendente de decisão final por algum Aguardar na RPI o desenlace da situação impeditiva 
Exigência Vários códigos – Ped. Exig. (Pedido em exigência) Foi identificado algum problema em seu pedido Providenciar o cumprimento da exigência. 

9) Pague as taxas finais de expedição de certificado e proteção ao primeiro decênio.

Como você pôde observar no quadro anterior, caso sua marca seja deferida, você deverá pagar as taxas relativas à expedição do certificado de registro e à proteção ao primeiro decênio. Você terá um prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação do deferimento, para solicitar a concessão do seu registro. Extraordinariamente, esse prazo poderá se estender até 90 (noventa) dias contados da publicação do deferimento, o que acarretará em retribuição complementar. Após isso, sua marca, já devidamente registrada, terá vigência de 10 (dez) anos, a contar da publicação da concessão na RPI. Ao final do primeiro decênio, você poderá prorrogar tal vigência, indefinidamente, mediante retribuição específica.

10) Mantenha atualizados os seus dados cadastrais.

Agora, uma última recomendação: nunca esqueça de manter atualizado o seu cadastro junto ao INPI. Nós tratamos de milhares de pedidos todos os anos, movimentando uma quantidade incalculável de informação. E é unicamente com base nas informações do seu cadastro que podemos entrar em contato com você. Desde uma notificação de oposição até a expedição do certificado de registro, tudo depende da consistência das informações sobre você e/ou seu procurador. Portanto, toda e qualquer mudança de dados, além, é claro, de quaisquer alterações que interfiram no curso do seu processo junto ao INPI, devem ser comunicadas ao órgão (FIM deste assunto - INPI).

O QUE É MELHOR: SER CONTRATADO(A) PELO REGIME CLT ou ATRAVÉS DE PJ(PESSOA JURÍDICA) ?

Se alguém lhe fizer uma proposta para deixar de ser empregado registrado e montar uma empresa para continuar trabalhando com contrato de serviços...Pense nisso e analise o seguinte comentário: Ao ser contratado para trabalhar em uma empresa, você pode ter a carteira assinada ou ter que atuar como um prestador de serviços em pessoa jurídica.

Como é isso? 

Está meio na moda esse tipo de contratação nos dias atuais. Podemos encontrar vários tipos de contratações, e dentre estes, comentaremos dois tipos de contratações:

Um por CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) ou outro por PJ (Pessoa Jurídica). 

A maioria das empresas de grande porte prefere contratar seus empregados pela CLT, mas é muito grande o número de empresas que prefeririam abolir a arcaica CLT e adotar a contratação por PJ.

Qual das duas opções é melhor para o contratado?

É uma pergunta duvidosa de responder, pois ambas possuem vantagens e desvantagens. A partir das explicações a seguir, você poderá concluir sua melhor opção.

CONTRATAÇÃO PELO REGIME CLT (Consolidação das Leis do Trabalho):

Benefícios: a contratação por CLT garante uma série de benefícios para o empregado, como vale-transporte, vale-refeição, férias remuneradas de 30 dias, acrescidas de + 1/3, 13º salário, aviso prévio, FGTS, seguro desemprego, licença saúde (opcional), licença maternidade, licença paternidade, 15 dias de salário em caso de acidente e ou doença, contagem de tempo de contribuição para futura aposentadoria, entre outros benefícios.

Custo para as empresas: o custo de contratação é excessivamente alto, podendo chegar a até 230% a mais do que o valor do seu salário, isso sem contar os custos com a burocracia;

Contribuições do empregado: o empregado é obrigado a pagar 6% do seu salário para receber o vale-transporte e também deve pagar alguns impostos como INSS e Imposto de Renda;

Salário: o salário do empregado contratado por CLT é sempre mais baixo do que o PJ, pois a empresa gasta bastante dinheiro com impostos e benefícios;

Jornada de trabalho: o empregado deve trabalhar 8h48min por dia (5 dias por semana), ou 8hs durante a semana e 4hs no sábado.PJ (Pessoa Jurídica)

CONTRATAÇÃO POR PJ:

Benefícios: a contratação por PJ não garante benefícios, já que não há um vínculo com a empregadora. Algumas empresas pagam 13º salário e férias remuneradas, mas gastos com transporte e alimentação ficam por conta do empregado;

Custo para as empresas: a empresa geralmente fica somente com o custo da nota fiscal.

Contribuições do empregado: os custos dos impostos sobre a nota ficam para o empregado. O valor a ser pago de imposto é de 11,33% por nota fiscal emitida: IRRF (4,80%), COFINS (3%), PIS (0,65%), CSLL (2,88%), e mais o ISS (depende da cidade - na cidade de São Paulo o valor é de 2% a 5%, dependendo do tipo de atividades) mais o custo do contador (entre R$ 207,50,00 e R$ 415,00 por mês);

Salário: o salário do empregado contratado por PJ é em torno de 20% a 100% maior do que o da CLT, já que as empresas repassam o que economizaram com encargos para o funcionário;

Jornada de trabalho: como o empregado contratado por PJ ganha por contrato, o horário de trabalho é bastante flexível. É você quem vai fazer seu horário. É claro que deverá seguir orientação da empresa contratante. Se você trabalhar muito, ganhará muito. Se trabalhar pouco, ganhará pouco.

Como você pode ver, existem vantagens e desvantagens em ambos os tipos de contratação. O importante é analisar direitinho qual é a opção mais adequada para você antes de aceitar uma proposta de emprego nestas condições. 

Obs.: É importante observar que dependendo do tipo de atividades e ou forma de tributação escolhida, esta empresa poderá OPTAR PELO SIMPLES NACIONAL (SUPERSIMPLES) e assim ser tributada por uma alíquota mais branda, ou seja, mais baixa que uma empresa normal, conforme percentual acima citado, pois, se possível optar por esta forma de pagamento dos tributos no SIMPLES NACIONAL, então, pagará num único documento(DAS), todos os tributos.

Faça as contas e veja o que vale mais a pena.

É muito importante que o profissional contratado por PJ faça um plano de previdência privada e pague um plano médico particular, pois como ele não contribui com o INSS não terá o direito de se aposentar. Se quiser contribuir com o INSS é possível, mas precisa fazer através de retirada através de Prolabore e ou contribuir através de um carnê como contribuinte individual.

Se persistir alguma outra dúvida, consulte-nos, teremos o prazer de auxiliar em orientá-lo e ajudar na tomada de sua decisão. Afinal você é muito importante.

Dependendo do tipo de proposta, certamente é possível tirar bons proveitos para esta transação, desde que proceda em conformidade com a lei. Tanto para a empresa contratante como para você que será contratado pela sua empresa.

Legalizações

Aberturas/Alterações/Encerramento de Empresas:

É o Departamento que trata da parte Legal, ou seja, elabora Contratos Sociais de Constituições, Alterações e Distratos Sociais, das Sociedades Empresárias, S/A, Empresário, Autônomos, Associações, Fundações, Condomínios, Estatutos Sociais, Atas, etc... Pedidos de Certidões Negativas de Débitos e ou Certidões Positivas com Efeito de Negativa de débitos de Pessoas Jurídicas e ou Físicas.

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